A Igreja convoca, todos os anos um mês especial para intensificar a oração e ações em favor das vocações. O mês de agosto foi instituído na Igreja, como mês vocacional, na Assembléia Geral dos Bispos, no ano de 1981, com objetivos bem definidos:
• Criar consciência vocacional em toda a Igreja, mostrando que todas as pessoas são chamadas pela Trindade a serem “discípulos missionários”.
• Enfatizar "que todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações" (Papa João Paulo II. Pastores Dabo Vobis 41, 2).
• Privilegiar um tempo na Igreja para uma evangelização mais direta sobre o mistério da vocação na Igreja.
• Responder ao mandato de Jesus: "A colheita e grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da messe que envie mais trabalhadores para a colheita" (Mt 9,37-38).
Assim o mês vocacional deve ser assumido por toda a Igreja, na suas mais diversas instâncias, ou seja, por todas as pessoas, dioceses, paróquias, comunidades, grupos, pastorais, movimentos... É um verdadeiro “mutirão em prol das vocações”. Tem uma operacionalidade bem definida, tendo presente as seguintes comemorações:
• 1º domingo: Motivado pela festa de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, patrono dos padres, no dia 04 de agosto e a de São Lourenço, diácono, no dia 10, no primeiro domingo celebramos a Vocação ao Ministério Ordenado, ou seja, as vocações presbiterais e diaconais.
• 2º domingo: Motivado pelo dia dos pais, no segundo domingo, celebramos a vocação familiar, o chamado a ser pai, ser mãe, o chamado a gerar a vida humana. Na segunda semana se celebra a Semana da Família.
• 3º domingo: Motivado pela festa da Assunção de Nossa Senhora, no terceiro domingo celebramos o dia da vocação à vida consagrada que são as vocações religiosas, missionárias, como também a vocação de pessoas consagradas nos Institutos Seculares, recordando os vários chamados de Deus neste sentido, sejam para a vida contemplativa nos mosteiros, seja para vida ativa nas várias frentes pastorais e evangelizadoras da Igreja.
• 4º domingo: No quarto domingo, quando há só 4 domingos no mês, é o dia dos catequistas, os pedagogos da fé, destacando a relação da vocação com a missão de anunciar a Palavra de Deus. Quando há 5 domingos no mês, o quarto domingo é o dia dos ministérios leigos, destacando a disponibilidade para o serviço na comunidade e o papel do leigo no mundo. Daí o dia do catequista passa para o 5º domingo, pois foi estabelecido ser celebrado sempre o último domingo do mês de agosto.
O Serviço de Animação Vocacional nas comunidades, paróquias, dioceses, Regionais da CNBB e Igreja no Brasil tem uma organização. Em cada instância há a atuação de Equipes Vocacionais isto é grupos de pessoas que promovem a pastoral vocacional. Em nível de paróquias e comunidades é forte a atuação das Equipes Vocacionais Paroquiais, conhecidas por EVPs. São constituídas por pessoas que procuram rezar e motivar a comunidade a rezar pelas vocações e com isso criar na comunidade uma verdadeira mística vocacional, um ambiente propício para o despertar de vocações presbiterais e diaconais, religiosas e missionárias, bem como a consciência dos ministérios e serviços na comunidade. Apoiam jovens vocacionados e vocacionadas, dando encaminhamento no momento certo, para a formação específica conforme a opção vocacional em que cada jovem se sente chamado por Deus a seguir. Também organizam promoções para dinamizar a Pastoral Vocacional. Quem toma a iniciativa de organizar as EVPs são os párocos convidando pessoas para esta missão, entre religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas, jovens e adultos, participantes da vida e das atividades na comunidade. São animadores e animadoras vocacionais, pessoas que dão testemunho através do seu discipulado cristão, como pessoas batizadas e na vivência da fé que professam. São pessoas que têm consciência de sua missão em favor das vocações. Por isso marcam presença nas celebrações dominicais, motivam a falar de vocação nas famílias, nos encontros com jovens, na catequese, procurando criar uma "cultura vocacional" na comunidade.
Neste ano de 2010 a Equipe Vocacional do Regional Sul 3, formada pelas coordenações do SAV de cada uma das 18 dioceses do estado do Rio Grande do Sul, está envolvida com a realização do III Congresso Vocacional do Brasil. Acontecerá em Itaici, Indaiatuba, estado de São Paulo, nos dias 3 a 7 de setembro de 2010. Em sintonia com os congressos realizados no ano de 1999 e em 2005, este III Congresso propõe celebrar a caminhada do Serviço de Animação Vocacional, aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missão, consolidar a identidade do animador e da animadora vocacional e oferecer pistas de ação. Tem como horizonte o Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, e o Documento de Aparecida do qual resulta o tema central: "Discípulos Missionários a Serviço das Vocações". O lema escolhido vem de Mt 28,19: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações". Haverá em torno de 400 participantes, também com significativa participação de leigos, sendo oferecidas vagas para todas as dioceses do Brasil. Cada diocese do nosso estado já inscreveu seu representante que tem a missão de informar, motivar e mobilizar as paróquias da sua respectiva diocese em torno deste grande momento da nossa Igreja no Brasil.
Portanto vamos celebrar com muito fervor e motivação o mês de agosto, buscando viver bem a nossa vocação, nossa missão e também todos nos envolvermos para despertar e promover novas vocações. Vamos também, com criatividade, encontrar um jeito para acompanhar de perto toda a mobilização e a realização do III Congresso Vocacional do Brasil.
Ir. Narciso Camatti
Coordenador do SAV no Regional Sul 3
savsul3@gmail.com