Tema: “Viver a Páscoa todo o dia.”
Símbolos: A cruz, um ovo e um pano e/ou tnt branco e pincéis atômicos.
COMENTÁRIO INICIAL: Estimados Irmãos e irmãs em Cristo, Francisco e Clara de Assis. Paz e Bem! Sejam todos bem vindos para este encontro de fé. Estamos vivendo o contexto pascal. Neste tempo refletimos com mais intensidade sobre os sinais de morte na nossa vida (cruz); sobre as expectativas que carregamos (ovo) e tantos sinais de graça e bênção recebidos de Deus (pano e/ou tnt branco). Acreditamos que a vida tem poder sobre a morte. Afirmamos: “Ó morte onde está tua vitória. Cristo ressurgiu, honra e glória.” Com o coração humilde e generoso queremos celebrar a Páscoa todo dia. Como São Francisco acreditamos que a nossa vocação só tem sentido se ela estiver enraizada no Cristo que pela sua cruz remiu o mundo dos pecados e males. Cantemos Somos gente da esperança (CF 2011 e/ou outro a escolha)
Canto:
SINAL DA CRUZ E ACOLHIDA
Comentarista: Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, vivo e ressuscitado, o amor do Pai que nos criou no seu amor, a luz e força do Espírito Santo, que nos encoraja para viver a nossa vocação e as bênçãos de São Francisco, Santa Clara (pode-se incluir o santo padroeiro da comunidade) estejam convosco ....
ATO PENITENCIAL
Comentarista: Olhando para a cruz de Cristo podemos dizer quais são sinais de morte presentes e que estragam ... (após cada item deixar um tempo para que as pessoas falem e após cada item pedir para que todos repitam o que está escrito após as palavras
a) As famílias T - Perdão, Senhor, pelos males presentes nas famílias.
b) A natureza T - Perdão, Senhor, pelos males que causamos à natureza.
c) A nossa comunidade T - Perdão, Senhor, por destruirmos a nossa comunidade.
d) A vocação religiosa e sacerdotal T - Perdão, Senhor, por falar mal e não apoiar os nossos freis, irmãs, padres e bispos.
e) O mundo T - Perdão, Senhor, por não cuidarmos do nosso planeta.
ORAÇÃO
Comentarista: Antes da oração, em um momento de silencio, cada um, ao olhar o ovo, sinal de fertilidade e esperança numa vida nova, pensa em sonhos, desejos, projetos de esperança que tem e apresente a Deus. (deixar momento de silêncio) Depois rezar juntos a Oração de São Francisco (como segue e/ou outra. Ela também pode ser cantada.)
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz!
Senhor, fazei de mim um instrumento de vosso amor!
- Onde há ódio, que eu leve o amor. Onde há ofensa, que eu leve o perdão. Onde há discórdia, que eu leve a união. Onde há dúvida, que eu leve a fé.
- Onde há erro, que eu leve a verdade. No desespero, que eu leve a esperança. Onde há tristeza, que eu leve a alegria. Onde há trevas, que eu leve a luz.
- Mestre, fazei que eu procure menos ser consolado do que consolar, ser compreendido do que compreender, e ser amado do que amar.
- Sim, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado. E é morrendo que se vive para a vida eterna.
LITURGIA DA PALAVRA – Conforme o final de semana
Preces: Após cada prece vamos responder: Senhor, ajudai-nos a crescer no vosso amor.
1. Para que saibamos reconhecer e valorizar os sinais pascais presentes no nosso dia a dia, rezemos:
2. Para que tenham coragem para vencer os sinais de morte que atrapalham a vivência da nossa vocação, rezemos:
3. Para que nós sejamos luz, força, paz e a presença do ressuscitado para os nossos irmãos e irmãs com os quais partilhamos a nossa vida, rezemos:
4. Para que a Páscoa seja momento de bênção para vida de todas as famílias, rezemos:
5. Pelas pessoas que sofrem com doenças, enfermidades, problemas pessoais e familiares para que encontrem alternativas e força na sua caminha, rezemos:
6. Celebrando os 800 anos do carisma de Santa Clara de Assis pedimos para que nós saibamos ser pessoas de oração e com a nossa vida iluminar o mundo, a exemplo de Santa Clara de Assis, rezemos:
7. Pedindo por mais vocações e rezando pela perseverança dos que já fizeram a sua opção vocacional vamos rezar a Oração pelas Vocações. Jesus Mestre Divino que chamastes os apóstolos a vos seguir....
OFERTÓRIO:
Comentarista: Ofertamos a Deus todos os nossos sonhos, projetos, esperanças, sofrimentos e angústias, alegrias e sinais da presença do ressuscitado. Canto do Ofertório ....
COMUNHÃO
Comentarista A comunhão nos une como comunidade e fortalece a nossa vida. Ao alimentarmo-nos do Cristo eucarístico queremos ter forças para sermos mais fortes que a morte, nunca perdermos a esperança e sermos promotores da paz. Canto de comunhão ....
GESTO CONCRETO FINAL:
Comentarista: Vamos nos aproximar do pano branco e/ou tnt e escrever palavras que significam ressurreição presentes na nossa vida e vida da nossa comunidade. Durante este momento podemos cantar Quando o dia da paz renascer (e ou outro canto de esperança e paz. O pano fica na comunidade como sendo uma bandeira para ser lembrada durante todo o ano.)
Bênção Final (em duplas, um de frente ao outro e cantando)
- O Senhor te abençoe (mãos sobre a cabeça – um do outro)
- O Senhor te proteja (mãos sobre os ombros – um do outro)
- O Senhor te dê a paz (abraço – de um lado)
- O Senhor te dê a paz (abraço – do outro lado)