não te compromete

Seja um frei franciscano.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

CELEBRAÇÃO VOCACIONAL FRANCISCANA – JULHO 2012



Vocação chamado a vida: “A vida te chamas a quem tu segues”

(Símbolos: um caminho, pessoas caminhando cartaz de Jesus)

          Irmãos e Irmãs Paz E Bem! Na alegria Franciscana nos reunimos para celebrarmos a nossa vida e nossa vocação, tendo presente que é Cristo que nos chama e cabe a cada um de nós darmos uma resposta seja como leigo(a) solteiro ou casado, religioso ou religiosa cristo conta conosco na sua missão.
         Sentindo-nos chamados (as) a seguir os passos de Jesus somos convidados a tomar nossa vida nas mãos como bons Cristãos, assumindo nossa vocação específica na igreja. Supliquemos sobre nós a luz e a força do Espírito Santo para que fortaleça nossa fé e nossa vocação missionária. Que Maria primeira vocacionada do Pai inspire para nos o que devemos fazer e como fazer e, que a exemplo de Santa Clara e São Francisco não percamos o ideal de nossa vida humana e cristã. Alegres por estarmos reunidos e juntos celebrarmos em unidade com toda a igreja acolhamos a procissão de entrada cantando: Senhor que Queres que eu faça... ou a escolha.

Ritos iniciais: presidente da celebração, Unidos ao amor Trinitário iniciamos nossa celebração cantando o sinal da cruz;

Presidente: que o amor misericordioso do Pai, a unidade com seu Filho Jesus e a força do Espírito Santo estejam sempre conosco.

Ato penitencial: para melhor celebrarmos este momento de fé coloquemos-nos em atitude de humildade e simplicidade a exemplo de nossos pais espirituais São Francisco e Santa Clara. Reconhecendo essa falta de humildade diante de Deus e dos irmãos, unimo-nos ao ideal franciscano e pecamos perdão por nem sempre viver o diálogo, o perdão, o amor e a caridade em nossas relações fraternas e comunitárias pedimos perdão cantando: perdão Senhor por ter te ofendido ou outro.

Glória: Santa Clara dizia: “Não percam de vista o ponto de partida” Glorifiquemos a Deus por seu testemunho de vida e a vivenciada no evangelho e pelo carisma deixado na igreja. Glorifiquemos pelas pessoas que como Missionários tornam atual este carisma na Igreja colocando-se a serviço dos pobres e excluídos. Seguindo Jesus o Mestre da vida e da vocação: Cantemos Glória a Deus Trindade.

LITURGIA DA PALAVRA PRÓPRIA DO DIA


Profissão de fé:

Preces da comunidade:

         Elevemos a nossa oração em comunhão com toda a igreja rezando por todos os Francisclarianos que aderiram o projeto de Jesus Cristo em anunciar a boa nova do Evangelho, após cada prece rezemos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos.
1-    Para que, os fiéis ao nosso ideal franciscano, desejamos possuir o espírito de serviço de nosso Senhor Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe, como nosso seráfico Pai, rezemos;

2-    Para que a igreja, sinal de Cristo no mundo seja fiel divulgadora do evangelho, tendo sempre como primeira opção os pobres, rezemos;

3-    Para São Francisco a caridade expressa  sinal de conversão efetiva para com todos,  para que a seu exemplo usamos-nos de caridade e misericórdia com nossos irmãos marginalizados, rezemos;

4-    Por todos os sacerdotes da família Franciscana, aos quais Deus lhe confiou o poder de transformar o Pão e o vinho no corpo e Sangue de Cristo para que exerçam com fidelidade este ministério, rezemos;

5-    Por todos os jovens que sentem se chamados a servir a Deus na vida Religiosa ou Sacerdotal para que respondam com amor e generosidade o convite de Jesus trilhando suas pegadas, rezemos.

Ofertório: Repletos do Espírito São Francisco e Santa Clara ofereceram ao pai tudo de sim, junto ao pão e o vinho ofertamos a vida de todas as pessoas que se colocam a serviço dos pobres e marginalizado cantando: Ofertar nossa vida queremos.

Santo: rezado

Comunhão: o pão e o vinho foram alimento que fortaleceram a vida e a missão de São Francisco e Santa Clara, cientes de quem nós queremos seguir nos pomos a caminho para participar da mesa da Eucaristia, cantando; Cristo quero ser instrumento.

Ação de Graças: pedindo pela Paz em nossos corações e Paz na Família rezemos: a oração do amor, senhor fazei de mim um instrumento de vossa Paz...

Mensagem Final: a oração silenciosa, as celebrações litúrgicas, mas sobre tudo a Eucaristia foram o ápice central da vida de Santa Clara, aprendamos com ela a intensificar nossos momento de oração e intimidade com o Jesus na vivencia do evangelho e no serviço aos irmãos, cantemos, a missão que recebemos de Jesus...

oração de são francisco

Conheça um pouco mais da nossa vida...